mmexport1542950177708.jpg

Quem somos nós

O Instituto Sul Global é uma iniciativa criada no sentido de fomentar as relações culturais, acadêmicas, comerciais e institucionais entre os países do chamado Sul Global.

Nosso compromisso é viabilizar o intercâmbio cultural, a produção científica e a cooperação dando visibilidade ao novo papel desempenhado pelas potências emergentes, em busca de um mundo policêntrico.

Formado por uma rede de professores universitários e especialistas em relações internacionais, a atuação do Instituto se dá em quatro frentes: intercâmbio cultural; político-institucional; produção científica e cooperação internacional.

Esse trabalho é desenvolvido através do assessoramento a instituições interessadas em desenvolver ou incrementar sua inserção internacional, da organização e/ou assessoria de expedições, da participação e, por fim, da organização de eventos, cursos, convênios com governos, empresas e universidades.

 

A equipe

DIRETORES

O Instituto Sul Global é  formado por uma rede de professores
universitários e especialistas em relações internacionais. 
Leia abaixo para conhecer nossos
diretores e pesquisadores associados.

 
Titi-Alvares_edited.jpg

Ticiana Alvares

Diretora

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional (PEPI-UFRJ), onde também fez seu Mestrado, e bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Especialista em Estudos Estratégicos Internacionais Contemporâneos pelo PPGEEI-UFRGS (2017). Diretora de Planejamento do Instituto da Brasilidade. Tem experiência na área de Economia e de relações internacionais, com ênfase em planejamento, economia do setor público. Foi assessora parlamentar na Câmara Federal, ajudando a construir o Estatuto da Juventude e o Vale-cultura. Trabalhou na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, onde coordenou a Procuradoria Especial da Mulher. Assumiu o mandato de Vereadora de Porto Alegre no ano de 2015. Trabalhou na área de relações internacionais, como vice-presidente da Federação Mundial das Juventudes Democráticas, tendo organizado eventos como o XVI Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes (FMJE), em 2005, em Caracas, e o XVII FMJE, em 2010, na África do Sul. Atuou como assessora da Presidência do Conselho Mundial da Paz, tendo organizado suas reuniões do Conselho-Geral de Katmandu (Nepal), em 2010 e de Bruxelas (2012). Também organizou as delegações latino-americanas de pesquisadores ao Fórum Global de Think Tanks, em Chengdu (China), em 2018, e organizou diversos eventos em colaboração com as autoridades diplomáticas da China no Brasil.

PESQUISADORES ASSOCIADOS

 
ana maria.jpg

Ana Maria Prestes

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado e doutorado em Ciência Política também pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é Assessora Técnica na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS) da Câmara dos Deputados. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Teoria Política Contemporânea e Política Internacional. Foi vice-presidente da Federação Mundial das Juventudes Democráticas (2001-2005), e organizadora do XV e do XVI Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, em  Argel (2001) e Caracas (2005), respectivamente.