Quem somos

O Instituto Sul Global é uma iniciativa criada no sentido de fomentar as relações culturais, acadêmicas, comerciais e institucionais entre os países do chamado Sul Global.

Nosso compromisso é viabilizar o intercâmbio cultural, a produção científica e a cooperação dando visibilidade ao novo papel desempenhado pelas potências emergentes, em busca de um mundo policêntrico.

Formado por uma rede de professores universitários e especialistas em relações internacionais, a atuação do Instituto se dá em quatro frentes: intercâmbio cultural; político-institucional; produção científica e cooperação internacional.

Esse trabalho é desenvolvido através do assessoramento a instituições interessadas em desenvolver ou incrementar sua inserção internacional, da organização e/ou assessoria de expedições, da participação e, por fim, da organização de eventos, cursos, convênios com governos, empresas e universidades.

A equipe

DIRETORES

O Instituto Sul Global é  formado por uma rede de professores
universitários e especialistas em relações internacionais. 
Leia abaixo para conhecer nossos
diretores e pesquisadores associados.

Ticiana Alvares

Diretora

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional (PEPI-UFRJ) e bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Especialista em Estudos Estratégicos Internacionais Contemporâneos pelo PPGEEI-UFRGS (2017). Diretora de Planejamento do Instituto da Brasilidade. Tem experiência na área de Economia e de relações internacionais, com ênfase em planejamento, economia do setor público. Foi assessora parlamentar na Câmara Federal, ajudando a construir o Estatuto da Juventude e o Vale-cultura. Trabalhou na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, onde coordenou a Procuradoria Especial da Mulher. Assumiu o mandato de Vereadora de Porto Alegre no ano de 2015. Trabalhou na área de relações internacionais, como vice-presidente da Federação Mundial das Juventudes Democráticas, tendo organizado eventos como o XVI Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes (FMJE), em 2005, em Caracas, e o XVII FMJE, em 2010, na África do Sul. Atuou como assessora da Presidência do Conselho Mundial da Paz, tendo organizado suas reuniões do Conselho-Geral de Katmandu (Nepal), em 2010 e de Bruxelas (2012). Também organizou as delegações latino-americanas de pesquisadores ao Fórum Global de Think Tanks, em Chengdu (China), em 2018, e organizou diversos eventos em colaboração com as autoridades diplomáticas da China no Brasil.

PESQUISADORES ASSOCIADOS

Ana Maria Prestes

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado e doutorado em Ciência Política também pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é Assessora Técnica na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS) da Câmara dos Deputados. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Teoria Política Contemporânea e Política Internacional. Foi vice-presidente da Federação Mundial das Juventudes Democráticas (2001-2005), e organizadora do XV e do XVI Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, em  Argel (2001) e Caracas (2005), respectivamente.

R. Andrade Neves, n. 66,  cj. 1302 - Tijuca,
Rio de Janeiro - RJ, 20510-230, Brasil

©2019 por Instituto Sul Global. Criado com Wix.com